Você sabe o que a gengivite, a retração gengival e a periodontite têm em comum? Se você respondeu que são doenças odontológicas, acertou. Mas não é só isso. A gengivite, a retração gengival e a periodontite podem ser consequência de um agente comum: o tártaro nos dentes. Isso significa que entender o que é, como se forma e, principalmente, como evitar o tártaro é imprescindível para a manutenção da saúde bucal e, claro, da estética do sorriso.

Qual a relação entre placa bacteriana e tártaro?

Talvez você já tenha ouvido falar sobre placa bacteriana, mas tártaro é um conceito menos conhecido. E, embora sejam diferentes, estão diretamente relacionados e podem comprometer a saúde bucal de homens, mulheres e crianças pequenas.

Sendo assim, o primeiro passo para descobrir como evitar o tártaro é entender o que é placa bacteriana, o que é tártaro e qual a relação entre os dois problemas. Placa bacteriana ou biofilme dental é uma película incolor com textura áspera que se forma sobre os dentes e é formada por bactérias e restos de alimentos.

Quando essa película de bactérias e restos de comida permanece por muito tempo sobre os dentes, acaba endurecendo. Quando a placa bacteriana endurece, recebe o nome de tártaro. Ou seja, tártaro é a placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes, ou mesmo sob a gengiva.

Qual é a causa do tártaro?

A formação de tártaro no dente ocorre quando a placa bacteriana entra em contato com o cálcio e outros elementos minerais presentes na saliva e nos alimentos ingeridos e endurece na superfície do dente. Além disso, outros fatores contribuem para a formação do tártaro:

pessoa com escova de dente

Qual é a causa do tártaro?

A formação de tártaro no dente ocorre quando a placa bacteriana entra em contato com o cálcio e outros elementos minerais presentes na saliva e nos alimentos ingeridos e endurece na superfície do dente. Além disso, outros fatores contribuem para a formação do tártaro:

  • próteses dentárias mal adaptadas;
  • próteses dentárias com higienização deficiente;
  • restaurações ou obturações mal adaptadas;
  • uso de aparelho ortodôntico ou próteses dentárias (que dificultam a higienização).

Por sua vez, a presença do tártaro nos dentes pode provocar problemas sérios de saúde bucal, incluindo mau hálito, gengivite, retração gengival e periodontite.

Mau hálito

O tártaro é formado por bactérias. Por esse motivo, uma das consequências da presença de tártaro nos dentes é o mau hálito, que causa desconforto e constrangimento, mas tem tratamento.

Retração gengival

A inflamação das gengivas provocada pela presença de tártaro pode resultar em retração gengival, que é o deslocamento da gengiva em direção à raiz do dente, o que diminui o tamanho da gengiva e dá a impressão que os dentes são maiores e alongados, além de contribuir para dentes mais sensíveis, especialmente ao gelado.

Gengivite

Quando o tártaro não é tratado e removido dos dentes, pode provocar uma inflamação nas gengivas, conhecida como gengivite. E saiba que a gengivite é considerada o estágio inicial de uma doença odontológica séria: a periodontite.

Periodontite

A periodontite é uma grave infecção das gengivas, sendo considerada o estágio mais avançado da gengivite. Se não for tratada, a doença periodontal afeta ligamentos e ossos que dão suporte à arcada dentária, podendo causar perda dos dentes.

E os riscos do tártaro não se limitam à saúde bucal. Isso porque as bactérias presentes na placa bacteriana e no tártaro podem adentrar a corrente sanguínea, trazendo riscos ao coração. A endocardite bacteriana, por exemplo, é uma infecção que atinge a camada interna do coração e pode ser consequência da falta de cuidados com os dentes.

É possível evitar a formação do tártaro nos dentes?

Considerando os riscos que a presença do cálculo dental representa, evitar a formação do tártaro nos dentes é imprescindível. E para que isso seja possível, não existem segredos, tampouco soluções milagrosas: limpeza bucal diária, incluindo escovação, uso de fio dental, enxaguantes e, até mesmo, limpadores de língua, é a grande aliada na prevenção ao tártaro.

A limpeza dos dentes realizada no consultório odontológico também é fundamental no combate à placa bacteriana e, consequentemente, na prevenção do tártaro. Conte com a Amil Dental e mantenha a sua saúde bucal sempre em dia.

Redação: Marcella Jeane Duarte