Passar fio dental, escovar os dentes e finalizar com enxaguante bucal. Esse provavelmente deve ser o seu ritual de cuidados com a saúde bucal. Mas, e a limpeza da língua, como fica? Se você não costuma dar atenção para essa etapa, saiba que a higienização adequada da língua também deve fazer parte da sua rotina. E como fazê-la de forma adequada?
Qual a importância da limpeza da língua?
É na boca que as primeiras etapas do processo de digestão dos alimentos acontecem. Afinal, é através dela que os alimentos são ingeridos e triturados para que então sigam em direção ao aparelho digestivo. Isso significa que é natural ocorrer acúmulo de resíduos nesta região.
Além disso, os restos de alimentos também se misturam ao muco natural da boca, o que contribui para o mau hálito e o acúmulo de bactérias causadoras de cáries, periodontite, gengivite, entre outras doenças bucais e problemas odontológicos.
Sendo assim, limpar a língua é tão importante quanto escovar os dentes. Na prática, incluir a limpeza da língua na rotina de cuidados com a saúde bucal é benéfico por diferentes motivos.
Eliminar a saburra
Sabe aquela “mancha” esbranquiçada, por vezes amarelada, que fica aderida ao dorso da língua? É a famosa – e desagradável – saburra lingual. A saburra é uma massa formada por muco, bactérias e células descamadas da parte interna da boca. Além de alterar a aparência da língua, a presença de saburra também é uma das responsáveis pelo mau hálito (halitose). Por esse motivo, é importante limpar a língua para removê-la e, principalmente, evitá-la.
Acabar com o mau hálito
A falta de escovação dos dentes e limpeza da língua contribui para o acúmulo de bactérias na boca. E o acúmulo de bactérias, por sua vez, pode causar placa bacteriana, saburra e halitose (mau hálito). Ou seja, para acabar com o mau hálito, higienizar a língua deve fazer parte da rotina.
Prevenir a formação de cáries
Os ácidos produzidos por tipos específicos de bactérias presentes na placa bacteriana que recobre os dentes são responsáveis pelo surgimento das cáries. Em casos mais graves, a cárie pode atingir a camada que fica embaixo dos dentes, conhecida como dentina. Para prevenir a formação de cáries, escovar os dentes e limpar a língua é indispensável.
Bactérias e resíduos de alimentos ficam acumulados na língua e podem causar saburra, mau hálito e cáries. Então, higienizar a língua corretamente é a chave para evitar esses problemas.
Como fazer a limpeza da língua?
O ideal é sempre realizar a limpeza da língua após escovar os dentes ou, ao menos, duas vezes por dia. Na higienização da língua, é possível utilizar as cerdas de uma escova de dentes comum.
Algumas escovas de dentes específicas apresentam um limpador de língua integrado. E existe ainda o limpador de língua, um instrumento geralmente fabricado a partir de um material plástico flexível, que possibilita uma limpeza suave e eficiente da superfície da língua.
Os cuidados com a saúde bucal começam em casa, com uma rotina de higiene que envolve a língua e os dentes. Mas as consultas de rotina com os dentistas que fazem parte da rede credenciada da Amil Dental não podem ser deixadas de lado.
Redação: Marcella Jeane Duarte